sexta-feira, 1 de setembro de 2017

FERRAMENTA TECNOLÓGICA É UTILIZADA COM ALUNO CEGO EM CURSO PROFISSIONALIZANTE.

FERRAMENTA TECNOLÓGICA É UTILIZADA COM ALUNO CEGO EM CURSO PROFISSIONALIZANTE.

Fonte: letravivadoroig.blogspot.com.br
Escola profissionalizante promove inclusão de aluno cego em curso técnico. As inovações tecnológicas promovem uma grande concussão nos diversos meios de uma sociedade. No ambiente escolar e educacional, a utilização de aplicativos e softwares específicos para portadores de deficiência visual, contribuem efetivamente para o aprendizado, interação e inclusão dos alunos deficientes em suas trajetórias escolares. Exemplo disso é o trabalho realizado em uma escola técnica, no estado de Minas Gerais.
A Escola Técnica Municipal de Funilândia, em Minas Gerais, realiza trabalho inclusivo com um aluno cego, no curso técnico (profissionalizante) de administração de empresas. Acompanhamos o trabalho que é desenvolvido com o aluno Robson Venuto Braga, que possui deficiência de acuidade visual menor que 20/400. O Trabalho é desenvolvido nas aulas de português, onde são elaborados textos, relatórios técnicos, e-mails corporativos e desenvolvimento de documentos gerenciais.
A escola utiliza um software conhecido como DOSVOX, computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo instituto Tércio Paciti (antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. A tecnologia é utilizada em sala de aula, de forma que o professor apresenta um tema ou assunto para elaboração da redação, texto ou e-mail e o aluno desenvolve o texto através de digitação, no teclado do computador. A medida que o aluno deficiente vai digitando o texto, palavra ou letra, o programa as reproduz em voz, bem como todo texto escrito que também é convertido em áudio. É importante salientar que o programa também faz todo o reconhecimento de cada tecla do computador (teclado) e não só apenas lê o que está escrito na tela, más ele também estabelece um diálogo amigável através de programas específicos e interfaces aplicativas para que o aluno não tenha dificuldade para manusear o teclado ou funções do software. Esse programa utiliza os padrões internacionais de computação, podendo ler dados e textos gerados por outros programas e sistemas de uso comum em informática. O programa também é utilizado para pesquisas na internet, youtube, sites educativos, de pesquisa, e também conta com uma variedade grande de jogos que favorecem muito a interação do aluno cego com os outros alunos, que em média possuem uma faixa etária de 25 anos de idade.
De acordo com a professora de português da escola, Selma Fernandes, com a utilização dessa ferramenta didática, é possível alcançar os objetivos propostos na área de educação, de forma que, com o uso da tecnologia, tornou-se possível romper as dificuldades existentes na educação e comunicação de pessoas com deficiência visual, visto que ao longo de muitos anos, a educação para esse público, ficava restrita apenas ao aprendizado através do uso do Braille. A utilização do recurso de tecnologia educacional em nossa escola é colocada em prática através de ações pedagógicas, de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos e no decorrer das aulas. Tivemos um pouco de dificuldade no início, pois não tínhamos o domínio do software e muito menos havíamos trabalhado com um aluno cego nos cursos técnicos, más através de discursões, treinamentos e um bom planejamento pedagógico foi possível desenvolver os métodos e técnicas de utilização do programa em sala de aula. Finaliza a professora.
Dentro de um contexto, podemos afirmar que o programa DOSVOX, possui várias vantagens, pois é um software adequado à realidade educacional dos deficientes visuais do nosso país, porque o idioma reproduzido pelo programa é o português, ao contrário de outros softwares. A aquisição do programa também não oferece custo, ou seja, o download pode ser feito gratuitamente através de alguns sites. A plataforma é bem didática e oferece simplicidade e praticidade, além de ser a mais completa e eficaz no desenvolvimento da escrita e leitura dos cegos.
A definição para o programa, segundo seus idealizadores, está na possibilidade de um aluno com deficiência visual, poder escrever e ler o que as outras pessoas escrevem, a partir de ferramentas interativas.
Como já abordamos todos os pontos positivos em relação ao software, é muito importante também destacar algumas limitações observadas durante o manuseio da ferramenta. Foram observadas algumas dificuldades quanto a utilização de internet, ambiente fechado, e os usuários muitas vezes acabam criando uma certa dependência em relação a utilização do programa. Más também fica evidente, a evolução alcançada no processo educacional desse aluno deficiente. 
Podemos perceber a importância do software DOSVOX na inclusão desse aluno deficiente, assim como todo trabalho que vem sendo desenvolvido na escola técnica de Funilândia, tudo para promover a inclusão e uma maior autonomia de alunos com deficiência visual no ensino técnico e na sociedade. O uso da ferramenta vem rompendo as barreiras de comunicação existentes entre os docentes e discentes portadores de deficiência visual. 

Carlos Eduardo e Leandro Magela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário