Fonte:
letravivadoroig.blogspot.com.br
Escola profissionalizante
promove inclusão de aluno cego em curso técnico. As inovações tecnológicas
promovem uma grande concussão nos diversos meios de uma sociedade. No ambiente
escolar e educacional, a utilização de aplicativos e softwares específicos para
portadores de deficiência visual, contribuem efetivamente para o aprendizado,
interação e inclusão dos alunos deficientes em suas trajetórias escolares. Exemplo
disso é o trabalho realizado em uma escola técnica, no estado de Minas Gerais.
A Escola Técnica
Municipal de Funilândia, em Minas Gerais, realiza trabalho inclusivo com um
aluno cego, no curso técnico (profissionalizante) de administração de empresas.
Acompanhamos o trabalho que é desenvolvido com o aluno Robson Venuto Braga, que
possui deficiência de acuidade visual menor que 20/400. O Trabalho é
desenvolvido nas aulas de português, onde são elaborados textos, relatórios
técnicos, e-mails corporativos e desenvolvimento de documentos gerenciais.
A escola utiliza um
software conhecido como DOSVOX, computacional, baseado no uso intensivo de
síntese de voz, desenvolvido pelo instituto Tércio Paciti (antigo Núcleo de
Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
que destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. A
tecnologia é utilizada em sala de aula, de forma que o professor apresenta um
tema ou assunto para elaboração da redação, texto ou e-mail e o aluno
desenvolve o texto através de digitação, no teclado do computador. A medida que
o aluno deficiente vai digitando o texto, palavra ou letra, o programa as
reproduz em voz, bem como todo texto escrito que também é convertido em áudio.
É importante salientar que o programa também faz todo o reconhecimento de cada
tecla do computador (teclado) e não só apenas lê o que está escrito na tela, más
ele também estabelece um diálogo amigável através de programas específicos e
interfaces aplicativas para que o aluno não tenha dificuldade para manusear o
teclado ou funções do software. Esse programa utiliza os padrões internacionais
de computação, podendo ler dados e textos gerados por outros programas e
sistemas de uso comum em informática. O programa também é utilizado para pesquisas
na internet, youtube, sites educativos, de pesquisa, e também conta com uma
variedade grande de jogos que favorecem muito a interação do aluno cego com os
outros alunos, que em média possuem uma faixa etária de 25 anos de idade.
De acordo com a
professora de português da escola, Selma Fernandes, com a utilização dessa
ferramenta didática, é possível alcançar os objetivos propostos na área de
educação, de forma que, com o uso da tecnologia, tornou-se possível romper as
dificuldades existentes na educação e comunicação de pessoas com deficiência
visual, visto que ao longo de muitos anos, a educação para esse público, ficava
restrita apenas ao aprendizado através do uso do Braille. A utilização do
recurso de tecnologia educacional em nossa escola é colocada em prática através
de ações pedagógicas, de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos e
no decorrer das aulas. Tivemos um pouco de dificuldade no início, pois não
tínhamos o domínio do software e muito menos havíamos trabalhado com um aluno
cego nos cursos técnicos, más através de discursões, treinamentos e um bom
planejamento pedagógico foi possível desenvolver os métodos e técnicas de utilização
do programa em sala de aula. Finaliza a professora.
Dentro de um contexto,
podemos afirmar que o programa DOSVOX, possui várias vantagens, pois é um
software adequado à realidade educacional dos deficientes visuais do nosso
país, porque o idioma reproduzido pelo programa é o português, ao contrário de
outros softwares. A aquisição do programa também não oferece custo, ou seja, o
download pode ser feito gratuitamente através de alguns sites. A plataforma é
bem didática e oferece simplicidade e praticidade, além de ser a mais completa
e eficaz no desenvolvimento da escrita e leitura dos cegos.
A definição para o
programa, segundo seus idealizadores, está na possibilidade de um aluno com
deficiência visual, poder escrever e ler o que as outras pessoas escrevem, a
partir de ferramentas interativas.
Como já abordamos todos
os pontos positivos em relação ao software, é muito importante também destacar
algumas limitações observadas durante o manuseio da ferramenta. Foram
observadas algumas dificuldades quanto a utilização de internet, ambiente
fechado, e os usuários muitas vezes acabam criando uma certa dependência em
relação a utilização do programa. Más também fica evidente, a evolução alcançada
no processo educacional desse aluno deficiente.
Podemos perceber a
importância do software DOSVOX na inclusão desse aluno deficiente, assim como
todo trabalho que vem sendo desenvolvido na escola técnica de Funilândia, tudo
para promover a inclusão e uma maior autonomia de alunos com deficiência visual
no ensino técnico e na sociedade. O uso da ferramenta vem rompendo as barreiras
de comunicação existentes entre os docentes e discentes portadores de
deficiência visual. Carlos Eduardo e Leandro Magela
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