segunda-feira, 11 de setembro de 2017

LOUSAS x LOUSAS DIGITAIS Como os recursos tecnológicos auxiliam na educação inclusiva.

LOUSAS x LOUSAS DIGITAIS

Como os recursos tecnológicos auxiliam na educação inclusiva.


Fonte: https://goo.gl/4mY6CQ
A sala de aula é um ambiente de ensino e aprendizagem que deve conter recursos que facilitam a transmissão dos conhecimentos por parte dos professores e alunos. Um dos instrumentos didáticos mais antigos relacionados à troca de informações em sala de aula é a lousa. Este instrumento passou por várias transformações ao longo dos anos mudando sua aparência e suas funcionalidades. Apesar das mudanças, seus objetivos continuam sendo essenciais e suas novas funcionalidades facilitaram ainda mais a educação inclusiva.
Domingues (2015) afirma que “O quadro inicialmente escuro, daí a designação ‘quadro negro’ surgiu no ano de 1800, na Escócia, e partiu da ideia de um professor de geografia que tencionava desenhar um mapa para seus alunos; para conseguir tal efeito visual uniu algumas placas de ardósia polida e assim o fez. Alguns anos após, em 1808, essa ideia já teria se tornado realidade em diversas escolas públicas norte americanas”. Já Santaella (2001) comenta que, “por volta de 1994, uma novidade no campo da tecnologia e das linguagens começou a fervilhar.  Tratava-se da digitalização da informação, apresentada em formato multimídia.  Através da digitalização projetada em uma lousa foi possível misturar os bits de arquivos de áudio, vídeo e dados, criando um novo tipo de informação”.

No campo da pedagogia a inclusão escolar deve acolher todas as pessoas, sem exceção, independentemente da cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O artigo 208 da Constituição Brasileira garante atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

Mas como será que as tecnologias associadas à utilização de lousas digitais facilitam o processo de ensino aprendizagem na inclusão escolar? Vários fatores podem colaborar para esta prática, podendo destacar: flexibilidade, fácil manuseio, conectividade e reutilização.

Os quadros convencionais não permitem a flexibilidade de metodologias a serem utilizadas pelos professores tradicionais ou os mais inovadores sendo que as lousas digitais são facilmente adaptáveis aos 2 estilos. Quanto ao manuseio, tanto o quadro negro quanto a lousa digital, são facilmente utilizados, cada um possui suas características e exige um determinado tipo de treinamento. Já a conectividade e a reutilização são funções específicas das lousas digitais que proporcionam ao mesmo tempo acesso às diversas informações disponíveis, por exemplo, na internet e também a possibilidade de armazenamento das aulas para posteriores reaproveitamentos.
É importante ressaltar que com a evolução das tecnologias, as lousas de antigamente possuem limitações quando comparadas às lousas digitais disponíveis atualmente. O processo de inclusão de alunos com algum tipo de deficiência é facilitado ao ser desenvolvido e aprimorado nas lousas digitais. Devido às variadas funções disponíveis, a possibilidade desses alunos serem beneficiados é muito grande, logo, a tecnologia facilita a educação na transmissão de conhecimentos, interatividade e relacionamento professor aluno no ambiente escolar.
Infelizmente, nem todas as instituições de ensino possuem o recurso da lousa digital. É uma realidade ainda parcialmente utilizada na educação brasileira privada e está muito distante da educação pública. Os benefícios devem ser cada dia mais demonstrados não somente para a comunidade acadêmica, pois, os educadores precisam se aliar aos governantes e à comunidade em geral e assim preverem investimentos na área visando uma educação mais apropriada aos diversos perfis de alunos.

Renato da Rocha

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