FERRAMENTA
TECNOLOGICA FACILITA APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Fonte: Blog
PlayTable ( Aprender brincando)
A PlayTable é a primeira mesa digital com
jogos educativos do Brasil, comparado com outras tecnologias educacionais, a
mesa interativa possui alguns diferenciais: além de ser completamente segura e
resistente, pode ser usada simultaneamente por várias crianças e não requer
conexão com internet. Outro fator importante é a sua fácil usabilidade por
crianças com deficiências. O PlayTable é uma das tecnologias educacionais mais
acessível, e trabalha aspectos cognitivos, sociais, emocionais e de coordenação
motora com crianças com Sindrome de Down, cadeirantes, crianças surdas e
transtorno de aprendizagem. O PlayTable, através dos jogos e aplicativos
lúdicos, desenvolve o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e paciência,
a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a
coordenação motora fina e óculo manual. Trabalha de maneira específica, também,
assuntos de matemática (operações), língua portuguesa (alfabetização) língua
inglesa, ciências (corpo humano) e artes. Integra crianças com deficiência em atividades
coletivas dentro da sala de aula, sendo uma importante ferramenta para que a
inclusão aconteça na prática.
Educação Especial de Sete Lagoas (MG). O
município de Sete Lagoas disponibilizou mesas digitais para as escolas públicas
Municipais. O objetivo da Secretaria da Educação foi oferecer tecnologia
educacional para auxiliar os professores a trabalharem o desenvolvimento
cognitivo e motor dos alunos que necessitam de atendimento especializado. Os
professores e a coordenação pedagógica participaram de um treinamento para
conhecer as funcionalidades da ferramenta e como inseri-la no plano pedagógico
de forma que seja realmente inclusivo.
A Escola Municipal Vasco Damião, de Sete
Lagoas foi uma das beneficiadas com a mesa digital PlayTable, a escola atende
vários alunos com algum tipo de deficiência , a responsável pela inserção do inovador
método de ensino fica a cargo da
professora de apoio Jessica Goulart, que se diz surpresa com os resultados no
ensino e social da ferramenta tecnológica, totalmente interativo usando linguagem e conteúdo com
base no MEC. A tela sugere uma extensão do papel sensível ao toque promove a
interação dos alunos juntos, diminuindo as diferenças e chamando a atenção das
crianças, produzida com material colorida, divertido e lúdica, tem sido muito
eficaz na inclusão de crianças e adolescentes, com dificuldade de aprendizado.
Agora os alunos aprendem desde português, história, geografia e matemática,
estimuladas por jogos e aplicativos. Os alunos ficaram mais interessados no
conteúdo pedagógico á partir do momento em que receberam o apelo tecnológico e
a aprendizagem ficou mais rápida e divertida, tem sido muito eficaz na inclusão
de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, tornando as
diferenças quase imperceptíveis no convívio em ambiente escolar quebrando
tabus. Com toda certeza a tecnologia
pode ser usada em ambiente escolar promovendo educação com igualdade para
nossos futuros cidadãos, que com avanços tecnológicos cresceram com a nova
ideia de inclusão e respeito.
Eneida
Ap. Mendonça Souza
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