segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Tecnológico Novo Mundo

Tecnológico Novo Mundo
Fonte: Internet
De acordo com o último censo do IBGE divulgado em 2010, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil. Diante dessa realidade, fica clara a necessidade de mudanças pedagógicas que possam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, melhor dizendo, utilizar a tecnologia a serviço da inclusão para pessoas que possuem alguma deficiência física que as impossibilitem de se ingressarem na escola.
            O aplicativo ESSENTIAL Acsessibility é a mais nova ferramenta inovadora, capaz de oferecer acessibilidade no ambiente digital a pessoas com dificuldade de movimentação, deficiência visual moderada, dislexia e outros problemas que dificultam o estudante portador de necessidades especiais de manusear o mouse, o teclado ou ler na tela. Na prática, ele funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, como por exemplo, permitindo controlar o cursor com movimentos do rosto, comandos de voz, leitor de páginas, zoom em textos e imagens, teclados na tela, além de outras alternativas especificamente para mouse.
            Para a diretora Maria da Conceição da Escola Estadual “Presidente Tancredo Neves,” de Contagem, Minas Gerais, o recurso tecnológico possibilita novas referências de valores para os outros alunos que com capacidades “normais” valorizem e se empenhem no desenvolvimento coletivo comum.
            Além de auxiliar no processo de inclusão de pessoas com deficiência, esse tipo de tecnologia está sendo usada por grandes empresas como a Renner, Magazine Luíza, 3M, Sansumg, Hering e a Prefeitura de São Paulo, por via da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, sendo o primeiro órgão governamental do país a oferecê-lo em seu site, para melhor atender aos turistas com dificuldades motoras e que queiram se orientar pelo aplicativo.
            O software foi desenvolvido por uma empresa do Canadá, chamada Canadense que pode ser baixado gratuitamente.  Esta tecnologia assistida é um aplicativo para computadores pessoais, sendo que algumas escolas, já estão se dispondo desse equipamento para os alunos que apresentam dificuldades de compreensão do alfabeto nos anos iniciais. Para Simone Denner, uma das presidentes da companhia que produz este software, a maior dificuldade está na resistência de alguns professores regentes em usar (esta) tecnologia como ferramenta de ensino, seja por falta de preparo ou desconhecimento da tecnologia. Outro ponto destacável também é a precariedade dos computadores muito antigos e lentos que as escolas dispõem, tendo em vista que os recursos dependem de autorização governamental e nem sempre são suficientes para atender às necessidades das escolas.
            O uso da tecnologia a serviço da inclusão tem contribuído para o interesse e aprendizado daqueles que um dia sequer sonharam em estudar. Vale ressaltar que a formação pessoal e profissional dos professores que estão empenhados nesta nova aurora de possibilidades depende também de uma nova política tecnológica, inclusiva!
            ... inclusive!

Elson Viana Silva

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