terça-feira, 15 de agosto de 2017

ABC DO AUTISMO , APERTE O PLAY.

ABC DO AUTISMO , APERTE O PLAY.

Esse aplicativo auxilia crianças e adolescentes no processo de aprendizagem, foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O ABC Autismo tem quatro níveis de dificuldade, nos dois primeiros aprende habilidades como transposição e discriminação, no terceiro fica um pouco mais complexa, fazendo com que o usuário raciocine mais e o quarto insere letras, onde é ensinado a repartição de sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras.
O ABC Autismo traz uma rica proposta visual (trabalha com sinalização visual) o que atrai muito a criança ou adolescente a fazer as atividades propostas sozinha, isso traz uma autonomia e uma independência, uma vez que a criança ou adolescente autista é muito visual.
Este aplicativo está sendo utilizado na Escola Estadual Jorge Mascarenhas pela professora Cláudia com seu aluno Miguel (autista) do 1º ano do ensino fundamental onde auxilia na aprendizagem. Com ele a mesma consegue trabalhar a coordenação motora, cores, formas, letras, sílabas, até mesmo a paciência e concentração. Agora é importante salientar que este aplicativo poderia ter avançado mais nos níveis de conhecimentos, pois desta forma iria ampliar a aprendizagem do autista. Com isso fica evidente uma pequena desvantagem no aplicativo, pois só vai até o nível 4, sendo que poderiam ter criado os níveis 5,6, 7 e daí por diante e a cada nível um grau de dificuldade iria sendo acrescentado.
É sabido que o autismo é um distúrbio mental que possui diferentes intensidades em cada individuo, se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, desta maneira estas características podem ser percebíveis ao nascer ou ao longo do crescimento da criança.
De acordo com o que foi apresentado sobre o aplicativo fica evidente que este só tem a ajudar no ensino aprendizagem da criança ou adolescente autista. Por isso APERTE O PLAY.
Dilma da Silva Moreira e Madalena Coelho Pavor (Pedagogia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário