ESCOLA MINEIRA UTILIZA ARARUMO COM
ALUNOS COM DISLEXIA
Uma escola no interior de Minas gerais
é a pioneira no uso do aplicativo ararumo com seus alunos que tem distúrbios de
aprendizagem (principalmente dislexia), essa experiência começou com a
professora de oficina Gislene Aparecida de Carvalho que trabalha com os alunos
do projeto integral da Escola Estadual Maria Amâncio, onde ela atende 25 alunos
de acompanhamento pedagógico. Em seu acompanhamento de leitura percebeu a
dificuldade de alguns na prática da leitura e escrita, variados erros
ortográficos e a demora na construção de frases desses alunos, onde com alguns
testes foi possível identificar dislexia, problema esse que muitas vezes é
confundido com preguiça e má vontade dos alunos.
A dislexia não é uma
doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça
falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho
das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua
vez, pode comprometer a escrita.
Diante dessa situação a professora resolveu instalar o
aplicativo Ararumo jogo que foi criado pela
ITABits, iniciativa de desenvolvimento de software dos alunos do ITA, em
parceria com o Instituto ABCD, com o objetivo de auxiliar no ensino de crianças
com distúrbios de aprendizagem (especialmente dislexia). Em Aramumo, o jogador
dever ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes na
tela às posições corretas na grade quadricular, de forma que as setas
correspondam às palavras ouvidas.
Ainda não se conhece
a cura para a dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em
várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o
portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no
mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática, mas esse
aplicativo vem transformando a vida desses alunos.
De acordo com as informações o app chama muita à atenção
dos alunos, onde além de ouvir as palavras tem a possiblidade de coloca-las em ordens
de acordo com a Gislene .
Todos tem usado o aplicativo de forma a ajudar esses
alunos no ambiente em sala de aula para que os mesmos possam desenvolver certas
atividades ao qual não eram possíveis, os alunos tem desenvolvido de forma
progressiva cada vez mais as atividades do dia a dia, de acordo com a
professora é uma felicidade ver o progresso desses pequeno, segundo ela cada aluno aprende de forma única
e a seu tempo , mas cada palavra cada frase desenvolvida é motivo de
comemoração nas aulas de português com essa turminha.
De acordo com a pedagoga
o app, proporciona várias ideias para ser trabalhada a escrita. O app pode ser
limitado do ponto de vista de alguns, mas nós podemos continuar de outras
formas, como por exemplo, reproduzindo em cartões palavras e frases de outra
natureza! O app é só uma base o resto é com o professor! (“Beatriz
Oliveira)”.
Amanda Evangelista Moreira e Heloisa de Fatima Soares de Almeida
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