sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ESCOLA MINEIRA UTILIZA ARARUMO COM ALUNOS COM DISLEXIA

ESCOLA MINEIRA UTILIZA ARARUMO COM ALUNOS COM DISLEXIA

Uma escola no interior de Minas gerais é a pioneira no uso do aplicativo ararumo com seus alunos que tem distúrbios de aprendizagem (principalmente dislexia), essa experiência começou com a professora de oficina Gislene Aparecida de Carvalho que trabalha com os alunos do projeto integral da Escola Estadual Maria Amâncio, onde ela atende 25 alunos de acompanhamento pedagógico. Em seu acompanhamento de leitura percebeu a dificuldade de alguns na prática da leitura e escrita, variados erros ortográficos e a demora na construção de frases desses alunos, onde com alguns testes foi possível identificar dislexia, problema esse que muitas vezes é confundido com preguiça e má vontade dos alunos.
dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita.
Diante dessa situação a professora resolveu instalar o aplicativo Ararumo jogo que foi criado pela ITABits, iniciativa de desenvolvimento de software dos alunos do ITA, em parceria com o Instituto ABCD, com o objetivo de auxiliar no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem (especialmente dislexia). Em Aramumo, o jogador dever ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes na tela às posições corretas na grade quadricular, de forma que as setas correspondam às palavras ouvidas.
Ainda não se conhece a cura para a dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática, mas esse aplicativo vem transformando a vida desses alunos.
De acordo com as informações o app chama muita à atenção dos alunos, onde além de ouvir as palavras tem a possiblidade de coloca-las em ordens de acordo com a Gislene .
Todos tem usado o aplicativo de forma a ajudar esses alunos no ambiente em sala de aula para que os mesmos possam desenvolver certas atividades ao qual não eram possíveis, os alunos tem desenvolvido de forma progressiva cada vez mais as atividades do dia a dia, de acordo com a professora é uma felicidade ver o progresso desses pequeno,  segundo ela cada aluno aprende de forma única e a seu tempo , mas cada palavra cada frase desenvolvida é motivo de comemoração nas aulas de português com essa turminha.
De acordo com a pedagoga o app, proporciona várias ideias para ser trabalhada a escrita. O app pode ser limitado do ponto de vista de alguns, mas nós podemos continuar de outras formas, como por exemplo, reproduzindo em cartões palavras e frases de outra natureza! O app é só uma base o resto é com o professor! (“Beatriz Oliveira)”.
 Amanda Evangelista Moreira e Heloisa de Fatima Soares de Almeida 

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