segunda-feira, 21 de agosto de 2017

COLÉGIO REGINALDO FRANÇA TEM COMO ESTRATÉGIA A INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

COLÉGIO REGINALDO FRANÇA TEM COMO ESTRATÉGIA A INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA



O Colégio Reginaldo França localizado na cidade de São Jorge/MG trabalha há mais de 20 anos com alunos do ensino fundamental e médio. Ao receber o aluno Davi Lopes de 12 anos, que nasceu com deficiência auditiva, a escola sentiu a necessidade de adotar nesta última sexta-feira (18), como ferramenta pedagógica de inclusão social o aplicativo VLibras. Este aplicativo está sendo anexado ao planejamento educacional e consequentemente fará parte da grade curricular dos próximos anos. Esta medida visa atender a necessidade de integrar no ambiente escolar não só o Davi mais também futuros alunos em todas as disciplinas.
 O VLibras é um aplicativo gratuito oferecido tanto para computador como para smartphones e tablets. Sua principal funcionalidade é a tradução de texto, voz e imagem da língua portuguesa para a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).
 Assim como Davi, aproximadamente 70% dos deficientes auditivos sentem dificuldade com a língua escrita de seu país, isso pelo costume excessivo que eles têm pela comunicação visual. Com o intuito de facilitar o problema dessas pessoas em 2015 na Paraíba Tiago Maritan e sua equipe de estudantes de Ciências da Computação fundaram o aplicativo VLibras, mas somente em 2016 estava disponível para ser baixado.
 Esta ferramenta virtual contém uma simples interface que é conduzida por um personagem intérprete 3D. Ele é o responsável por tornar o aplicativo mais interativo e de claro entendimento.
 O tradutor pode ser usado por todo tipo de pessoa, independente da faixa etária, sendo deficiente, ou não.
 Segundo Kátia, professora de Davi, este aplicativo contribui significativamente para a interação daqueles que querem aprender a se comunicar através da língua de sinais. Ainda acrescenta que apesar de depender de acesso a internet, a tradução é fácil, possui dicionário, e a velocidade pode ser controlada de acordo com o grau de dificuldade do indivíduo.

Izabella  Araújo, Jade de Almeida e Jéssica Natana




Nenhum comentário:

Postar um comentário