QUEBRANDO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
NOVO APP REVOLUCIONA O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS
Uma
pesquisa realizada pela folha de São Paulo “aponta que existem mais de 1 (um)
bilhão de pessoas com deficiência no mundo”, (dados fornecidos pela Organização
Mundial de Saúde- OMS). Atualmente foi
criado no Brasil um aplicativo chamado LIVOX (Liberdade e Voz) que permite a
comunicação de pessoas com deficiência. Esse app foi criado por Carlos Edmar,
para poder se comunicar melhor com sua filha de 9 anos com paralisia cerebral,
essa idéia revolucionária tem ajudado várias pessoas com deficiência no mundo
inteiro.
Carina
Barbosa (professora de atendimento especializado) conta “que quando viu o LIVOX
na televisão sentiu a necessidade de que deveria levar essa nova experiência
para seus alunos, pois a Escola em que trabalha é referência no atendimento de
pessoas com deficiência”. Ela passou a usá-lo em sala de aula para estimular o
potencial de seus alunos com dificuldades na fala, permitindo assim que se
expressassem com mais facilidade. Primeiramente a professora identificou as
necessidades de cada aluno com deficiência, para assim poder usar o aplicativo,
mas sempre os observando quanto ao uso do mesmo para ver se houve socialização
e as dificuldades quanto ao seu manuseio.
Livox é o primeiro aplicativo de
comunicação alternativo totalmente em português, disponível para Android. Além
de possuir várias palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são
selecionados, ele ainda reproduz em áudio textos digitalizados através de
teclado virtual ou oferece ainda a construção de frase como: “Eu
quero...”seguido de opções como “brincar”, “almoçar ‘,que por sua vez são
sucedidos de botões com imagens.
Segue
o vídeo abaixo retirado da Folha de São Paulo que facilita o melhor entendimento
quanto ao uso do aplicativo: http://video27.mais.uol.com.br/16048756.mp4?ver=0&r=http://mais.uol.com.br&hashId=15024193820461982.
As
vantagens desse aplicativo é que os alunos podem se expressar com mais
facilidade, relatar emoções, indicar o que querem comer, selecionar desenhos,
filmes, jogos, além de facilitar as expressões das necessidades e sentimentos
através de imagens e sons por associação.
As desvantagens do Livox é que por se tratar
de um recurso tecnológico pode encontrar alguns problemas em sua adesão, pois
exige investimentos das escolas, pois as mesmas precisam adquirir celulares ou
tablets e possuir acesso à internet, o que impediria que essa nova tecnologia
chegasse as escolas públicas pois o governo pouco investe na Educação Inclusiva
no Brasil.
Larissa Augusto, Danielle Rodrigues, Izabel Cristina e Jéssica Luana
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