quinta-feira, 31 de agosto de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO APLICATIVO DA INCLUSÃO

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

APLICATIVO DA INCLUSÃO






A tecnologia através de diversos aplicativos e informações vem sendo um poderoso auxiliar na educação. Em especial na inclusão os aplicativos tem sido o braço direito de muitos professores. Conhecendo diversas realidades, hoje estaremos contando aqui a experiência da Escola Estadual Professora Vera Lúcia, uma escola localizada na periferia da Cidade de Portos/MG que vem sendo elogiada e conhecida por toda a população.

Esta história começa através da Professora Maria José, que em sua sala de 28 alunos, conta com a importante presença de dois deste total que fazem parte da educação inclusiva. A Professora conheceu o aplicativo Livox que é considerado o app de ponta na arte de conectar pessoas com dificuldade de fala e já está disponível em mais de 25 idiomas, além do português.

O aplicativo é utilizado na disciplina de Português, e através de doze mil símbolos e um repertório variado de frases e expressões comuns do dia a dia. O Livox é elaborado sobre um algoritmo que adapta o software ao usuário. Isso porque as capacidades motoras de quem o usa pode variar

muito. Como interpretar um toque impreciso ou outro que se arrasta pela tela? A “inteligência” dada à solução permitiu que ele pudesse ser usado por pessoas com dificuldades diversas, como autismo, deficiência visual ou auditiva.

Os alunos da Professora que são beneficiados pelo aplicativo têm idade entre 09 (nove) e 10 (dez) anos, que estão no quarto ano do ensino fundamental. Através do aplicativo os alunos têm a oportunidade de reproduzir em áudio textos digitados através de teclado virtual ou oferece a construção de orações como “Eu quero…” seguido de opções como “brincar”, “almoçar”, que, por sua vez, são sucedidos de botões com imagens e textos como “esconde-esconde” ou “macarrão”, respectivamente. O software chamou atenção e passou a ser utilizado em diversas clínicas. “Isso ganhou proporções gigantescas.  

Conforme relato da Professora e familiares dos alunos de inclusão da Escola graças ao aplicativo as crianças hoje possuem em suas mãos através do aplicativo uma poderosa arma para se comunicarem. Segundo Ana Lúcia, mãe de uma das alunas de Inclusão, o nome Livox, Liberdade em Voz Alta, é uma referência à filha, pois significou a libertação da pequena, que vivia presa dentro de seu próprio corpo e mente. A mãe conta que a filha, certa vez, se deitou para dormir e começou a fazer caretas e bicos. Ela perguntou o que era e, através do Livox, ficou sabendo que Clara estava com medo de uma sombra na janela do quarto. São pequenas coisas, porém essenciais na vida de qualquer pessoa. Poder escolher o que comer, poder conversar com os pais, se sentir incluído nas aulas da escola, pedir para ler uma história ou expressar um sentimento como o medo. Tudo isso foi possível graças ao aplicativo.

Vale ressaltar que o aplicativo usado com as crianças na sala de aula foram adquiridos para as famílias o que é um importante ciclo no processo de desenvolvimento das crianças que necessitam da inclusão, de um olhar especial, de uma atenção.

No entanto, precisamos da ajuda da mídia para que o Livox seja adotado como uma política pública. Afinal de contas são 15 milhões de pessoas no país que precisam do Livox e sem a participação do governo é impraticável conseguir levar a tecnologia a tantas pessoas, até devido às condições financeiras da maior parte da população. Então precisamos sensibilizar o governo para que as pessoas com deficiência possam ter acesso ao Livox.

Eugênia Aparecida
  

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