TECNOLOGIA A SERVIÇO DA
EDUCAÇÃO
APLICATIVO DA INCLUSÃO
Fontehttps://www.google.com.br/searchq=plicativo+livox&rlz=1C2AVNA_enBR603BR603&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwidxeviz7VAhUGIpAKHetjD6gQ_AUIDSgE&biw=1094&bih=487#imgrc=k6gO32a3SVm
zmM: Acesso em: 24/08/2017.
A
tecnologia através de diversos aplicativos e informações vem sendo um poderoso
auxiliar na educação. Em especial na inclusão os aplicativos tem sido o braço
direito de muitos professores. Conhecendo diversas realidades, hoje estaremos
contando aqui a experiência da Escola Estadual Professora Vera Lúcia, uma
escola localizada na periferia da Cidade de Portos/MG que vem sendo elogiada e
conhecida por toda a população.
Esta
história começa através da Professora Maria José, que em sua sala de 28 alunos,
conta com a importante presença de dois deste total que fazem parte da educação
inclusiva. A Professora conheceu o aplicativo Livox que é considerado o app de
ponta na arte de conectar pessoas com dificuldade de fala e já está
disponível em mais de 25 idiomas, além do português.
O
aplicativo é utilizado na disciplina de Português, e através de doze mil
símbolos e um repertório variado de frases e expressões comuns do dia a dia. O
Livox é elaborado sobre um algoritmo que adapta o software ao usuário. Isso
porque as capacidades motoras de quem o usa pode variar
muito.
Como interpretar um toque impreciso ou outro que se arrasta pela tela? A
“inteligência” dada à solução permitiu que ele pudesse ser usado por pessoas
com dificuldades diversas, como autismo, deficiência visual ou auditiva.
Os alunos da Professora que são
beneficiados pelo aplicativo têm idade entre 09 (nove) e 10 (dez) anos, que
estão no quarto ano do ensino fundamental. Através do aplicativo os alunos têm
a oportunidade de reproduzir em áudio textos digitados através de teclado
virtual ou oferece a construção de orações como “Eu quero…” seguido de opções
como “brincar”, “almoçar”, que, por sua vez, são sucedidos de botões com
imagens e textos como “esconde-esconde” ou “macarrão”, respectivamente. O
software chamou atenção e passou a ser utilizado em diversas clínicas. “Isso
ganhou proporções gigantescas.
Conforme relato da Professora e
familiares dos alunos de inclusão da Escola graças ao aplicativo as crianças
hoje possuem em suas mãos através do aplicativo uma poderosa arma para se
comunicarem. Segundo
Ana Lúcia, mãe de uma das alunas de Inclusão, o nome Livox, Liberdade em Voz
Alta, é uma referência à filha, pois significou a libertação da pequena, que vivia
presa dentro de seu próprio corpo e mente. A mãe conta que a filha, certa vez,
se deitou para dormir e começou a fazer caretas e bicos. Ela perguntou o que
era e, através do Livox, ficou sabendo que Clara estava com medo de uma sombra
na janela do quarto. São pequenas coisas, porém essenciais na vida de qualquer
pessoa. Poder escolher o que comer, poder conversar com os pais, se sentir
incluído nas aulas da escola, pedir para ler uma história ou expressar um
sentimento como o medo. Tudo isso foi possível graças ao aplicativo.
Vale ressaltar que o aplicativo usado
com as crianças na sala de aula foram adquiridos para as famílias o que é um
importante ciclo no processo de desenvolvimento das crianças que necessitam da
inclusão, de um olhar especial, de uma atenção.
No
entanto, precisamos da ajuda da mídia para que o Livox seja adotado como uma
política pública. Afinal de contas são 15 milhões de pessoas no país que
precisam do Livox e sem a participação do governo é impraticável conseguir
levar a tecnologia a tantas pessoas, até devido às condições financeiras da
maior parte da população. Então precisamos sensibilizar o governo para que as
pessoas com deficiência possam ter acesso ao Livox.
Eugênia Aparecida
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