terça-feira, 22 de agosto de 2017

TECNOLOGIA ASSISTIVA ACELERANDO A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NA ESCOLA

TECNOLOGIA ASSISTIVA ACELERANDO A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NA ESCOLA

Esse aplicativo permite que os portadores de deficiência visual usem celular, tablet ou computador, que possuem tela sensível ao toque, touchscreen, pois ao, tocar, selecionar ou deslizar o dedo em alguma parte da tela o app oferece um suporte de voz que fala o nome de cada ícone, pasta ou aplicativo que possui nela.
O bibliotecário, da Escola Estadual de Lagoa, Wilson Gonçalves, tem realizado, desde de fevereiro desse ano, o projeto leitura em movimento, tem o intuito principal de despertar o gosto pela leitura nos alunos do ensino fundamental II. Esse projeto funciona uma vez por semana na biblioteca da escola, e permite que aluno escolha um dos livros, dispostos nas mesas da biblioteca. Os estudantes fazem a leitura e depois apresentam para os colegas o que ele leu e mais gostou no livro. Todavia, o bibliotecário percebeu que cinco alunos, deficientes visuais, não participavam ativamente desse projeto, por mais que as professora de apoio os ajudassem, o interesse e desempenho não era satisfatório.  
Diante disso, o bibliotecário teve a ideia de usar o aplicativo Google Talkback. Usando os tablets que a escola havia adquirido, Wilson instalou o aplicativo, digitou os livros e salvou na tela principal dos aparelhos. Os tablets foram distribuídos para os alunos especiais, que com a ajuda da professora de apoio, começaram a usar o aplicativo supracitado. Com o método usado, os alunos conseguem ouvir o que está escrito nos livros e contar aos colegas a história que mais gostou. Com isso, esses alunos passaram a acompanhar o restante da turma, e foi notada uma melhora no desempenho, na participação e interação nas aulas de leitura.
Esta TA foi passada para todos os professores, que adaptaram as aulas para esses alunos especiais e com o passar dos dias, observou-se que não só o desempenho e participação desses alunos aumentaram consideravelmente, como também, a aprendizagem e o relacionamento com os colegas, deixando-os mais experientes e no mesmo nível do restante da turma.
Este app vem transformando a vida desses alunos não só na escola, mas também em casa, pois o mesmo é gratuito e não precisa de internet para funcionar. Assim, eles também conseguem se manter atualizados e podem conversar com os amigos por meio da internet, vivendo de forma muito mais integrada e sociável com as pessoas.
É importante lembrar que o Google Talkback só funciona em aparelhos que possuem telas touchscreen e sistema Android. Além disso, se o deficiente visual não quiser o auxílio de uma pessoa para realizar as tarefas, ele precisa aprender, “decorar” vários gestos para conseguir utilizar todos os recursos do aplicativo.
Dado o exposto, pode-se afirmar que a tecnologia trouxe um avanço na vida escolar e social dos alunos especiais da Escola Estadual de Lagoa, que agora conseguem acompanhar as atividades dadas aos seus colegas. É a tecnologia a favor da inclusão!

Wester Sanderson Ferreira, Mariana da Silva e Mary Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário