TECNOLOGIA
ASSISTIVA ACELERANDO A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NA ESCOLA
Esse aplicativo permite que os portadores de
deficiência visual usem celular, tablet ou computador, que possuem tela
sensível ao toque, touchscreen, pois ao, tocar, selecionar ou deslizar o dedo
em alguma parte da tela o app oferece um suporte de voz que fala o nome de cada
ícone, pasta ou aplicativo que possui nela.
O bibliotecário, da Escola Estadual de Lagoa,
Wilson Gonçalves, tem realizado, desde de fevereiro desse ano, o projeto
leitura em movimento, tem o intuito principal de despertar o gosto pela leitura
nos alunos do ensino fundamental II. Esse projeto funciona uma vez por semana
na biblioteca da escola, e permite que aluno escolha um dos livros, dispostos
nas mesas da biblioteca. Os estudantes fazem a leitura e depois apresentam para
os colegas o que ele leu e mais gostou no livro. Todavia, o bibliotecário percebeu
que cinco alunos, deficientes visuais, não participavam ativamente desse
projeto, por mais que as professora de apoio os ajudassem, o interesse e
desempenho não era satisfatório.
Diante disso, o bibliotecário teve a ideia de
usar o aplicativo Google Talkback. Usando os tablets que a escola havia
adquirido, Wilson instalou o aplicativo, digitou os livros e salvou na tela
principal dos aparelhos. Os tablets foram distribuídos para os alunos
especiais, que com a ajuda da professora de apoio, começaram a usar o
aplicativo supracitado. Com o método usado, os alunos conseguem ouvir o que
está escrito nos livros e contar aos colegas a história que mais gostou. Com
isso, esses alunos passaram a acompanhar o restante da turma, e foi notada uma melhora
no desempenho, na participação e interação nas aulas de leitura.
Esta TA foi passada para todos os
professores, que adaptaram as aulas para esses alunos especiais e com o passar
dos dias, observou-se que não só o desempenho e participação desses alunos
aumentaram consideravelmente, como também, a aprendizagem e o relacionamento
com os colegas, deixando-os mais experientes e no mesmo nível do restante da
turma.
Este app vem transformando a vida desses
alunos não só na escola, mas também em casa, pois o mesmo é gratuito e não
precisa de internet para funcionar. Assim, eles também conseguem se manter
atualizados e podem conversar com os amigos por meio da internet, vivendo de
forma muito mais integrada e sociável com as pessoas.
É importante lembrar que o Google Talkback só
funciona em aparelhos que possuem telas touchscreen e sistema Android. Além
disso, se o deficiente visual não quiser o auxílio de uma pessoa para realizar as
tarefas, ele precisa aprender, “decorar” vários gestos para conseguir utilizar
todos os recursos do aplicativo.
Dado o exposto, pode-se afirmar que a tecnologia trouxe um avanço
na vida escolar e social dos alunos especiais da Escola Estadual de Lagoa, que
agora conseguem acompanhar as atividades dadas aos seus colegas. É a tecnologia
a favor da inclusão!
Wester Sanderson Ferreira, Mariana da Silva e Mary Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário