segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Escolas Municipais recebem softwares para inclusão de alunos deficientes visuais

Escolas Municipais recebem softwares para inclusão de alunos deficientes visuais


Fonte: http://www.carlosbritto.com/associacao-dos-deficientes-visuais-de-petrolina-conclui-curso-de-informatica-para-turma-de-22-alunos/
As escolas Municipais de Matozinhos/MG adquiriram neste mês de agosto dois programas para atender aos alunos com deficiência visual: O JAWS e VIRTUAL VISION. Estes programas são Softwares desenvolvidos justamente para atender a realidade desse público, o que facilita muito o aprendizado e a inclusão dos alunos  de baixa visão ou cegos.
O número de alunos com deficiência visual no município aumentou nos últimos cinco anos por isso a secretaria de educação  viu a necessidade de adquirir mais estes dois programas. A escola já utilizava o programa  DosVox que é um  sistema operacional que permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho, este programa é gratuito o que não gerava nenhum custo para escola .
A informática adaptada para o deficiente visual tem três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, como o próprio nome sugere leem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. Por isso, são ideais para os cegos totais. Os ampliadores são bons para os chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos em sons. “Todos são muito bons, mas cada um atende a uma realidade específica”.
Estes programas adquiridos para as escolas não são limitados a disciplinas,  podem ser utilizados em todas as matérias e para toda Faixa etária e serão instalados nas máquinas das salas de recurso.

Lidianni Roberta Sales Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário