Aplicativo em uso na
Educação Inclusiva
Fonte:
www.blogdotas.com.br
Os aplicativos, cada vez mais presentes na área
educacional, é capaz de ir além de simples aquisições. O mesmo pode ser grande
aliado do desenvolvimento cultural, social, físico e psíquico na educação. Em
se tratando da educação Inclusiva, o efeito não é distinto, uma vez que os
aplicativos passam a ser um aprendizado do aluno em geral, sendo que todos os
alunos podem conviver, aprender e participar das atividades relacionadas com os
aplicativos. Tanto que para crianças com necessidades especiais, a diversidade
assimilada com aplicativos pode trazer características temporárias ou
permanentes. Observa-se uma melhora eficiente na autoestima e a faz se sentir
acolhida no meio escolar e social. Os mesmos possibilitam desenvolvimentos que
nem sempre são possíveis com outras artes e didáticas. De fácil acesso e
manuseio, os aplicativos ganham cada vez mais espaço na educação inclusiva, uma
vez que os mesmos possuem ferramentas capazes de despertar interesse,
habilidades e adquirir conhecimento enriquecendo o aprendizado.
Um fato relevante ocorreu em uma determinada escola
pública na qual a criança portadora de necessidades especiais, foi submetida a
diversas formas de aprendizado sem nenhuma evolução de desenvolvimento. Foram
apresentados além da didática tradicional, várias tecnologias sem obtenção de
resultados positivos e eficientes.
Ao ser apresentado o tablet e sugerido que utilizasse o aplicativo
Livox®, notou-se que tal aplicativo havia despertado interesse na criança. A
partir desse momento no qual foi observado esse interesse, a equipe pedagógica
se uniu juntamente com a família, apresentando essa didática como a melhor
forma de absorção de aprendizado da criança.
Em comum acordo e após pesquisa observando desde criação
até funcionalidade, foi inserido o aplicativo como ferramenta. A aceitação foi
notória, pois se percebeu o desenvolvimento, agregado ao interesse e
aprendizado da criança. Ocorreu uma interação não só social, bem como física,
intelectual e cultural. A família teve grande participação, sendo que os pais aprenderam
a utilizar o aplicativo para que pudessem auxiliar nas tarefas a serem
desenvolvidas tanto em casa quanto na escola, e para que eles se interagissem
com maior facilidade com a criança.
Criado e idealizado por Carlos Edmar Pereira, Livox® é o
primeiro software de comunicação alternativa para tablets, com tradução em
Português do mundo. Ao abrir a tela, são apresentados quadrinhos que informam
sobre necessidades, emoções, o que comer, brincar e ainda pode iniciar a
exibição de vídeos e filmes. É um aplicativo que fala pelo usuário. Além disso
o software está sendo adequado para aquele que só será capaz de operá-lo
através dos olhos.
Trata-se um aplicativo que atende diferentes deficiências
e doenças, como autismo e até mesmo sequelas de AVC, dentre outras
diversidades.
Foi reconhecido pela ONU(Organizações das Nações Unidas),
o qual foi premiado na categoria de melhor tecnologia do mundo.
Sabendo que muitas necessidades especiais, inclusive no
caso do autista, apresentam características como difícil aceitação, isolamento,
resistência, o aplicativo foi inserido de forma conjunta entre escola, família e
aluno. O resultado, que a cada dia evolui , avança cada vez mais rumo a uma
educação inclusiva, onde a tecnologia é capaz de ser um diferencial no mundo da
inclusão social.
Joseny Siqueira, Aurene Catarina, Gisélia Carvalho e Glícia Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário