sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Aplicativo em uso na Educação Inclusiva

Aplicativo em uso na Educação Inclusiva

Fonte: www.blogdotas.com.br
Os aplicativos, cada vez mais presentes na área educacional, é capaz de ir além de simples aquisições. O mesmo pode ser grande aliado do desenvolvimento cultural, social, físico e psíquico na educação. Em se tratando da educação Inclusiva, o efeito não é distinto, uma vez que os aplicativos passam a ser um aprendizado do aluno em geral, sendo que todos os alunos podem conviver, aprender e participar das atividades relacionadas com os aplicativos. Tanto que para crianças com necessidades especiais, a diversidade assimilada com aplicativos pode trazer características temporárias ou permanentes. Observa-se uma melhora eficiente na autoestima e a faz se sentir acolhida no meio escolar e social. Os mesmos possibilitam desenvolvimentos que nem sempre são possíveis com outras artes e didáticas. De fácil acesso e manuseio, os aplicativos ganham cada vez mais espaço na educação inclusiva, uma vez que os mesmos possuem ferramentas capazes de despertar interesse, habilidades e adquirir conhecimento enriquecendo o aprendizado.
Um fato relevante ocorreu em uma determinada escola pública na qual a criança portadora de necessidades especiais, foi submetida a diversas formas de aprendizado sem nenhuma evolução de desenvolvimento. Foram apresentados além da didática tradicional, várias tecnologias sem obtenção de resultados positivos e eficientes.
Ao ser apresentado o tablet e sugerido que utilizasse o aplicativo Livox®, notou-se que tal aplicativo havia despertado interesse na criança. A partir desse momento no qual foi observado esse interesse, a equipe pedagógica se uniu juntamente com a família, apresentando essa didática como a melhor forma de absorção de aprendizado da criança.
Em comum acordo e após pesquisa observando desde criação até funcionalidade, foi inserido o aplicativo como ferramenta. A aceitação foi notória, pois se percebeu o desenvolvimento, agregado ao interesse e aprendizado da criança. Ocorreu uma interação não só social, bem como física, intelectual e cultural. A família teve grande participação, sendo que os pais aprenderam a utilizar o aplicativo para que pudessem auxiliar nas tarefas a serem desenvolvidas tanto em casa quanto na escola, e para que eles se interagissem com maior facilidade com a criança.
Criado e idealizado por Carlos Edmar Pereira, Livox® é o primeiro software de comunicação alternativa para tablets, com tradução em Português do mundo. Ao abrir a tela, são apresentados quadrinhos que informam sobre necessidades, emoções, o que comer, brincar e ainda pode iniciar a exibição de vídeos e filmes. É um aplicativo que fala pelo usuário. Além disso o software está sendo adequado para aquele que só será capaz de operá-lo através dos olhos.
Trata-se um aplicativo que atende diferentes deficiências e doenças, como autismo e até mesmo sequelas de AVC, dentre outras diversidades.
Foi reconhecido pela ONU(Organizações das Nações Unidas), o qual foi premiado na categoria de melhor tecnologia do mundo.
Sabendo que muitas necessidades especiais, inclusive no caso do autista, apresentam características como difícil aceitação, isolamento, resistência, o aplicativo foi inserido de forma conjunta entre escola, família e aluno. O resultado, que a cada dia evolui , avança cada vez mais rumo a uma educação inclusiva, onde a tecnologia é capaz de ser um diferencial no mundo da inclusão social.

Joseny Siqueira, Aurene Catarina, Gisélia Carvalho e Glícia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário