quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL FAZ USO DO PROGRAMA DOSVOX

PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL FAZ USO DO PROGRAMA DOSVOX




Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwNMS2f18RWhP9AI60880rZuux4EPWtykfY4r5puqqk0mvmgwj-ohafoeqEc3dmg_57tT6-TvtsfSo_9mF-sgm_1rlyPwE7Pat0a3Kefw3n81iC5KymQfiTtNJdbOiBelNnxRWcstgW9X4/s1600/20131015172332.JPG

Compreendendo que o uso de tecnologias se faz cada vez mais constante para facilitar e direcionar o trabalho em sala de aula, não se pode esquecer que recursos tecnológicos devem fazer parte das práticas inclusivas nas escolas. Sendo regente de uma turma de quarto ano do ensino fundamental, com trinta e dois alunos, sendo  dois deficientes visuais, a professora Marília percebeu as dificuldades enfrentadas nos processos de interação entre colegas nas conversas sobre pesquisas feitas na internet. Pensando nisso, ela decidiu trabalhar uma prática inclusiva diferente, levando todos alunos para a sala de informática  e ensinando-os a utilizar o programa Dosvox.
O DOSVOX é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Paciti (antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é destinado a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. A partir da disseminação apoiada por diversas instituições de renome como o Instituto Benjamin Constant, no qual tem sido utilizado na educação básica de crianças e jovens deficientes visuais, o DOSVOX ganhou credibilidade e veio a tornar-se o sistema de acessibilidade mais usado no Brasil, segundo informações do Wikipédia.
A professora Marília trabalha na rede pública de ensino há mais de cinco anos, com alunos do ensino fundamental-anos iniciais e sempre buscou novas maneiras de atuar em sala de aula e forma s para tornar as aulas cada vez mais criativas e produtivas, ensinando seus alunos a utilizarem os recursos tecnológicos para facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Neste segundo semestre, ela se deparou com algo novo em sua classe: a inclusão de dois alunos deficientes visuais.
Percebendo que os demais alunos se fizeram bastante receptivos aos novos colegas, ela também observou que os alunos cegos não possuem familiaridade com tecnologias, principalmente com microcomputadores. Para reverter a situação, decidiu solicitar à direção da escola que fosse instalado o Dosvox em todos os computadores da sala de informática, explicando a importância desse programa para o desenvolvimento das aulas com alunos deficientes visuais.
“A solicitação foi aceita, e a aula inicial foi incrível!”, diz a professora. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo um nível de independência relativamente alto, tanto no estudo quanto no trabalho. Dessa forma, os alunos deficientes podem participar das aulas no laboratório de informática juntamente com os demais colegas de classe, interagindo e participando, sendo realmente incluídos.
Para explicar o funcionamento do sistema, todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender um pouco sobre como o Dosvox funciona. Os alunos cegos ficaram maravilhados com a possibilidade de também poderem participar das aulas diferenciadas no laboratório de informática, e os demais alunos se surpreenderam com a possibilidade dos dois novos colegas poderem utilizar o computador como eles.
“Agora os alunos cegos poderão fazer pesquisas na internet, e participar das aulas no laboratório de informática de um jeito muito mais que inclusivo, um jeito interativo”, fala Marília.
A direção da escola considerou de grande relevância a iniciativa, pois atividades com o uso de computadores são frequentes e com o Dosvox os alunos com deficiência visual poderão participar normalmente. Esse é mais um exemplo do uso de tecnologias a favor da inclusão. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcCOUZAD8hJc8xLpVETD7yMVrjkYCEYMja-t2xkHGpa31LFVDS1kBtAmrRpUzurPte28OpCLq9dtUbmWL63oS1lI2HPjNOHElm9_UuVnLi0a7JKe58WywQDeULY_pd1Cgh2lW5kCTEm_0j/s1600/dosvox+4.png

Silvia Danizete e Izaías de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário