PROFESSORA DE ENSINO
FUNDAMENTAL FAZ USO DO PROGRAMA DOSVOX
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Compreendendo que o uso de tecnologias se faz cada vez mais constante
para facilitar e direcionar o trabalho em sala de aula, não se pode esquecer
que recursos tecnológicos devem fazer parte das práticas inclusivas nas
escolas. Sendo regente de uma turma de quarto ano do ensino fundamental, com
trinta e dois alunos, sendo dois
deficientes visuais, a professora Marília percebeu as dificuldades enfrentadas
nos processos de interação entre colegas nas conversas sobre pesquisas feitas
na internet. Pensando nisso, ela decidiu trabalhar uma prática inclusiva
diferente, levando todos alunos para a sala de informática e ensinando-os a utilizar o programa Dosvox.
O DOSVOX é um
sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido
pelo Instituto
Tércio Paciti (antigo
Núcleo
de Computação Eletrônica
(NCE) da Universidade
Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ), e é destinado a facilitar o acesso de deficientes visuais a
microcomputadores. A partir da disseminação apoiada por diversas instituições
de renome como o Instituto
Benjamin Constant, no
qual tem sido utilizado na educação básica de crianças e jovens deficientes
visuais, o DOSVOX ganhou credibilidade e veio a tornar-se o sistema de acessibilidade
mais usado no Brasil, segundo informações do Wikipédia.
A professora Marília
trabalha na rede pública de ensino há mais de cinco anos, com alunos do ensino
fundamental-anos iniciais e sempre buscou novas maneiras de atuar em sala de
aula e forma s para tornar as aulas cada vez mais criativas e produtivas,
ensinando seus alunos a utilizarem os recursos tecnológicos para facilitar os
processos de ensino e aprendizagem. Neste segundo semestre, ela se deparou com
algo novo em sua classe: a inclusão de dois alunos deficientes visuais.
Percebendo que os demais
alunos se fizeram bastante receptivos aos novos colegas, ela também observou
que os alunos cegos não possuem familiaridade com tecnologias, principalmente
com microcomputadores. Para reverter a situação, decidiu solicitar à direção da
escola que fosse instalado o Dosvox em todos os computadores da sala de
informática, explicando a importância desse programa para o desenvolvimento das
aulas com alunos deficientes visuais.
“A solicitação foi aceita,
e a aula inicial foi incrível!”, diz a professora. O sistema operacional DOSVOX
permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum para desempenhar
uma série de tarefas, adquirindo um nível de independência relativamente alto,
tanto no estudo quanto no trabalho. Dessa forma, os alunos deficientes podem
participar das aulas no laboratório de informática juntamente com os demais
colegas de classe, interagindo e participando, sendo realmente incluídos.
Para explicar o
funcionamento do sistema, todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e
aprender um pouco sobre como o Dosvox funciona. Os alunos cegos ficaram
maravilhados com a possibilidade de também poderem participar das aulas
diferenciadas no laboratório de informática, e os demais alunos se
surpreenderam com a possibilidade dos dois novos colegas poderem utilizar o
computador como eles.
“Agora os alunos cegos
poderão fazer pesquisas na internet, e participar das aulas no laboratório de
informática de um jeito muito mais que inclusivo, um jeito interativo”, fala
Marília.
A direção da escola
considerou de grande relevância a iniciativa, pois atividades com o uso de
computadores são frequentes e com o Dosvox os alunos com deficiência visual poderão
participar normalmente. Esse é
mais um exemplo do uso de tecnologias a favor da inclusão.
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Silvia Danizete e Izaías de Castro
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