APLICATIVO PROMOVE
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO
Fonte:
http://novaescola.org.br/
Vivemos hoje um processo
histórico da evolução tecnológica que contribui significativamente para a
inclusão dos alunos com deficiência. Os aplicativos apresentam recursos que
podem ser utilizados para a escolarização de alunos com as mais variadas
necessidades educacionais especiais. Consolidam o sistema educacional
garantindo a participação efetiva nas atividades propostas.
A Khan Academy é utilizada pelos alunos
do Colégio Professor Roberto Herbster Gusmão (AMBEV) situada na cidade de Sete
Lagoas/MG, oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado
personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro
e fora da sala de aula. Aborda matemática, ciência, programação de
computadores, história, história da arte, economia e muito mais. A grade
curricular de matemática guia os estudantes do jardim de infância até o
cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos
fortes e lacunas no aprendizado. O programa possui parcerias com instituições
como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o
MIT para oferecer conteúdo especializado.
O aplicativo apresenta
várias disciplinas a serem trabalhadas, mas a escola optou por utilizar a
matéria de matemática em busca do reforço do conteúdo ministrado em sala de
aula. Além de familiarizar o aluno ao uso da informática, a Khan Academy
contribui como um apoio para o desenvolvimento das crianças com déficit de
atenção, sem restrição de idade. Habilita os professores e os pais a
acompanharem em tempo real o desempenho das mesmas, se estão tendo
dificuldades ou se alcançaram o objetivo proposto pela escola.
As melhorias não são observadas somente
no boletim, mas também no comportamento em sala. Pois aumenta o interesse das
crianças e aponta para um
novo modelo de escola pautada na atenção à diversidade, para desenvolver sua
prática pedagógica considerando diferentes modos de aprender e ensinar,
contrários a cultura escolar tradicional.
Fernanda Diniz, Gabriela França e Karina Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário