terça-feira, 22 de agosto de 2017

APLICATIVO E UTILIZADO EM REDES DE ENSINO ESPECIALIZADO PARA AUXILIO NA INCLUSÃO

APLICATIVO E UTILIZADO EM REDES DE ENSINO ESPECIALIZADO PARA AUXILIO NA INCLUSÃO

A Rede de ensino em sete lagoas especializada em crianças com deficiência vem inovando de forma inusitada a comunicação desses alunos, o diretor Marcelo Fernandes resolveu juntamente com o grupo de TI que faz parte do corpo docente da escola buscar um aplicativo que possa possibilitar os alunos que não fazem uso da fala, se comunicarem mostrando seus desejos tanto para os colegas quanto para os professores.
Em todas as situações da vida e em qualquer idade as pessoas são afetadas pelas consequências da dificuldade de comunicação. Os pais e professores de crianças com deficiência   graves de comunicação têm um contato mais empobrecido com as mesmas. Muitas vezes o próprio processo de ensino tradicional exclui as crianças com dificuldade de comunicação e linguagem. A interação com os adultos, principalmente com os pais e professores, transmite às crianças milhares de informações, onde elas aprendem a linguagem {inclusive a linguagem corporal, não verbalizada} e adquirem conhecimentos, valores e normas da sua cultura). Os sentimentos de autoestima, autonomia e valorização pessoal também estão fortemente associados à capacidade de um indivíduo expressar-se. As pessoas que não são capazes de expressar seus próprios sentimentos, desejos e interesses, têm reforçado o seu sentimento de inferioridade. Crianças com deficiências graves podem ter uma atitude de passividade aprendida e grande dependência dos outros; para que elas tenham uma maior compreensão do que acontece à sua volta e maiores possibilidades de expressarem suas próprias necessidades, é preciso que haja o desenvolvimento da capacidade de comunicação. Isto também lhes permitirá o acesso às atividades mais complexas.
Uma criança com perda auditiva tem suas alegrias e desafios particulares. O cultivo da independência tanto em casa como fora é um hábito encorajador e positivo. Assim que a criança for crescendo terá chance de participar em mais ambientes, com mais indivíduos que deverão saber como oferecer ajuda e suporte, principalmente no ambiente escolar, pensando nessa situação de inclusão a escola Dom Silvério conhecida por ser inovadora no mercado onde os alunos não utilizam tanto os cadernos como nas escolas tradicionais, o material escolar e todo gerido através de pasta enviadas via e-mail e aulas através da internet onde todos conseguem acompanhar.
Assim diante desse ambiente dinâmico os TIs resolveram utilizar com os alunos que possuem deficiência o aplicativo Que-Fala, que trata se de uma solução para tablets e smartphones que possibilita a comunicação de pessoas com deficiência. Trata-se de uma prancha digital que pode substituir as pranchas de papel geralmente empregadas no tratamento de pacientes com dificuldades na fala. Trata-se de uma tecnologia assistiva de alto impacto baseado nos conceitos técnicos e científicos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). Com o Que Fala, Os alunos podem interagir diretamente com interlocutores por meio de seus equipamentos, sem a necessidade de intermediários. O aluno Gustavo em nota sobre o aplicativo disse que mesmo sendo surdo consegue se comunicar com seus colegas de classe sem nenhuma dificuldade e é entendido por todos, ele deixa claro que é muito emocionante poder ser atendido pelos amiguinhos de classe que o acompanham nas necessidades. 

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