APLICATIVO E UTILIZADO EM
REDES DE ENSINO ESPECIALIZADO PARA AUXILIO NA INCLUSÃO
A
Rede de ensino em sete lagoas especializada em crianças com deficiência vem
inovando de forma
inusitada a comunicação desses alunos, o diretor Marcelo Fernandes resolveu
juntamente com o grupo de TI que faz parte do corpo docente da escola buscar um
aplicativo que possa possibilitar os alunos que não fazem uso da fala, se
comunicarem mostrando seus desejos tanto para os colegas quanto para os
professores.
Em todas as situações da vida e em
qualquer idade as pessoas são afetadas pelas consequências da dificuldade de
comunicação. Os pais e professores de crianças com deficiência graves
de comunicação têm um contato mais empobrecido com as mesmas. Muitas vezes o
próprio processo de ensino tradicional exclui as crianças com dificuldade de comunicação
e linguagem. A interação com os adultos, principalmente com os pais e
professores, transmite às crianças milhares de informações, onde elas aprendem
a linguagem {inclusive a linguagem corporal, não verbalizada} e adquirem
conhecimentos, valores e normas da sua cultura). Os sentimentos de autoestima,
autonomia e valorização pessoal também estão fortemente associados à capacidade
de um indivíduo expressar-se. As pessoas que não são capazes de expressar seus
próprios sentimentos, desejos e interesses, têm reforçado o seu sentimento de
inferioridade. Crianças com deficiências graves podem ter uma atitude de
passividade aprendida e grande dependência dos outros; para que elas tenham uma
maior compreensão do que acontece à sua volta e maiores possibilidades de
expressarem suas próprias necessidades, é preciso que haja o desenvolvimento da
capacidade de comunicação. Isto também lhes permitirá o acesso às atividades
mais complexas.
Uma criança com perda auditiva tem suas alegrias e desafios
particulares. O cultivo da independência tanto em casa como fora é um hábito
encorajador e positivo. Assim que a criança for crescendo terá chance de
participar em mais ambientes, com mais indivíduos que deverão saber como
oferecer ajuda e suporte, principalmente no ambiente escolar, pensando nessa
situação de inclusão a escola Dom
Silvério conhecida por ser inovadora no mercado onde os alunos não utilizam
tanto os cadernos como nas escolas tradicionais, o material escolar e todo gerido
através de pasta enviadas via e-mail e aulas através da internet onde todos
conseguem acompanhar.
Assim diante desse ambiente dinâmico
os TIs resolveram utilizar com os alunos que possuem deficiência o aplicativo
Que-Fala, que trata se de uma solução para
tablets e smartphones que possibilita a comunicação de pessoas com deficiência.
Trata-se de uma prancha digital que pode substituir as pranchas de papel
geralmente empregadas no tratamento de pacientes com dificuldades na fala.
Trata-se de uma tecnologia assistiva de alto impacto baseado nos conceitos
técnicos e científicos da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). Com o
Que Fala, Os alunos podem interagir diretamente com interlocutores por meio de
seus equipamentos, sem a necessidade de intermediários. O aluno Gustavo em nota
sobre o aplicativo disse que mesmo sendo surdo consegue se comunicar com seus
colegas de classe sem nenhuma dificuldade e é entendido por todos, ele deixa
claro que é muito emocionante poder ser atendido pelos amiguinhos de classe que
o acompanham nas necessidades.
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