TECNOLOGIA ASSISTIVA
CONTRIBUI PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Fonte:
Internet
O avanço da tecnologia
contribui cada vez mais para a inclusão de crianças e jovens com deficiência,
equipamentos de comunicação alternativa, materiais protéticos, entre outros,
conciliam na habilidade, tornando-se ferramentas úteis para cada um.
A fim de possibilitar as pessoas com
deficiência viverem de forma independente e participarem plenamente de todos os
aspectos da vida, em igualdade de
oportunidades com os demais.
Essa reportagem tem como
objetivo de estudo o uso da tecnologia na educação inclusiva, tem como foco
principal crianças com necessidades e sua inserção na escola.
Concluo que, se a
tecnologia tem muito a oferecer para crianças normais de um modo geral, ainda
mais terá a contribuir para pessoas com necessidades especiais.
Segundo Radabaugh (1993)
a tecnologia torna as coisas possíveis para pessoas com necessidades. De acordo
Cook e Hussey (1995) a tecnologia são
estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas.
A tecnologia assistiva
(TA) deve ser entendida como auxílio que promoverá a ampliação de habilidades
funcionais deficitárias.
A educação inclusiva foi
criada para dar a todas as crianças e adolescentes o direito de estudar e fazer
parte do sistema regular do ensino. O objetivo não é tratar todos como iguais,
mas mostrar que as pessoas são diferentes e que isso precisa ser respeitado.
Portanto a educação inclusiva é muito importante e deve ser levada a sério.
A introdução de novas
tecnologias na escola deve favorecer a aquisição de novos conhecimentos e a
capacidade de criação. A educação inclusiva devolve-se em torno da igualdade de
oportunidades, independentes de suas diferenças. Partindo do pressuposto que
aprender é fazer, a tecnologia deve ser encarada como um elemento cognitivo
capaz de facilitar a estruturação de um trabalho viabilizando a descoberta,
garantindo condições propícias para a construção do conhecimento.
Márcia Lopes
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