Uso da tecnologia a serviço da educação com
alunos em processo de inclusão da rede ensino.
EDUCAÇÃO E MUDANÇA-WordPress.com
O
movimento da inclusão, aqui entendido como a garantia de acesso, permanência e
sucesso da criança com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento
ou com altas habilidades/superdotadas, pode ser um diferencial para a educação
de todas as crianças. A presença desta criança na sala regular tem exigido um
conjunto de estratégias e procedimentos de ensino diferente daquele utilizado
em escolas especiais.
O
avanço tecnológico tem, ainda, proporcionado ferramentas que, adequadas ao
contexto e às necessidades de cada aluno, podem aumentar a probabilidade de
desenvolvimento do desempenho acadêmico de cada um e de todos. Entretanto, a
disponibilização destas ferramentas no ambiente escolar depende exclusivamente
da adesão do professor a elas. A
apropriação desta tecnologia pelo professor deve promover não só sua aplicação
para aqueles alunos reconhecidamente com deficiência, mas para aqueles que, por
algum motivo, tem apresentado dificuldades para acesso aos conteúdos escolares.
“As novas tecnologias da comunicação/informação estão possibilitando e
influenciando a introdução de diferentes valores, de uma nova razão [...] A
razão moderna não está mais dando conta de explicar os fenômenos desta
sociedade em plena transformação”.
·
A Escola Estadual Renato Filgueiras, da
cidade de Papagaios realiza aula interativa junto com professores da língua
Portuguesa uma vez por semana nas turmas onde há alunos em processo de
inclusão, são aulas de tecnologias a partir de jogos, sendo estas aulas
realizadas na sala de informática, junto ao professor de apoio e mais um
professor para ajudar nas aulas. “Através da brincadeira a criança tem a
possibilidade de experimentar novas formas de ação e exercitá-las, sendo
criativa ao passo que imagina situações, reproduzindo momentos e interação
importantes de sua vida significando-os. São trabalhados com estes alunos jogos
de memorização, jogos de aprendizagem. Entre as brincadeiras os jogos se
apresenta como recurso eficaz de construção de conceitos e conhecimentos. “Os
jogos representam uma fonte de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo,
contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos e favorecendo o
raciocínio, a tomada de decisões, a solução de problemas e o desenvolvimento do
potencial criativo”. O aplicativo é utilizado para o cognitivo das crianças, a
faixa etárias dos alunos são diversificadas indo dos 12 anos de idade até os 17
anos. Os objetivos propostos são trabalhar o cognitivo da criança explorando
sua memória, percepção e o seu raciocínio perante as coisas. A vantagem de se
trabalhar com as crianças os jogos em processo de inclusão são a participação
dos demais alunos na interação com seus colegas por meio da brincadeira, há uma
interação por parte dos alunos maiores. Não há desvantagem em trabalhar jogos
online com alunos pois a participação como um todo que conta. Os jogos
educativos podem despertar na Criança “a curiosidade e principalmente, o
interesse em aprender, além de melhorar a autoconfiança da criança”.Imagem
da Escola onde são usadas as tecnologias em prol da educação:
Pessoas
que necessitam de adaptação do próprio computador: colmeia, mouses adaptados,
teclas de acessibilidade, acionadores, letras ampliadas no teclado, teclado
reduzido, ampliado, sensível do toque.
Maria Nilviane
Nenhum comentário:
Postar um comentário