quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Uso da tecnologia a serviço da educação com alunos em processo de inclusão da rede ensino.

Uso da tecnologia a serviço da educação com alunos em processo de inclusão da rede ensino.



EDUCAÇÃO E MUDANÇA-WordPress.com

O movimento da inclusão, aqui entendido como a garantia de acesso, permanência e sucesso da criança com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotadas, pode ser um diferencial para a educação de todas as crianças. A presença desta criança na sala regular tem exigido um conjunto de estratégias e procedimentos de ensino diferente daquele utilizado em escolas especiais.
O avanço tecnológico tem, ainda, proporcionado ferramentas que, adequadas ao contexto e às necessidades de cada aluno, podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento do desempenho acadêmico de cada um e de todos. Entretanto, a disponibilização destas ferramentas no ambiente escolar depende exclusivamente da adesão do professor a elas.  A apropriação desta tecnologia pelo professor deve promover não só sua aplicação para aqueles alunos reconhecidamente com deficiência, mas para aqueles que, por algum motivo, tem apresentado dificuldades para acesso aos conteúdos escolares. “As novas tecnologias da comunicação/informação estão possibilitando e influenciando a introdução de diferentes valores, de uma nova razão [...] A razão moderna não está mais dando conta de explicar os fenômenos desta sociedade em plena transformação”.
·         A Escola Estadual Renato Filgueiras, da cidade de Papagaios realiza aula interativa junto com professores da língua Portuguesa uma vez por semana nas turmas onde há alunos em processo de inclusão, são aulas de tecnologias a partir de jogos, sendo estas aulas realizadas na sala de informática, junto ao professor de apoio e mais um professor para ajudar nas aulas. “Através da brincadeira a criança tem a possibilidade de experimentar novas formas de ação e exercitá-las, sendo criativa ao passo que imagina situações, reproduzindo momentos e interação importantes de sua vida significando-os. São trabalhados com estes alunos jogos de memorização, jogos de aprendizagem. Entre as brincadeiras os jogos se apresenta como recurso eficaz de construção de conceitos e conhecimentos. “Os jogos representam uma fonte de conhecimento sobre o mundo e sobre si mesmo, contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos e favorecendo o raciocínio, a tomada de decisões, a solução de problemas e o desenvolvimento do potencial criativo”. O aplicativo é utilizado para o cognitivo das crianças, a faixa etárias dos alunos são diversificadas indo dos 12 anos de idade até os 17 anos. Os objetivos propostos são trabalhar o cognitivo da criança explorando sua memória, percepção e o seu raciocínio perante as coisas. A vantagem de se trabalhar com as crianças os jogos em processo de inclusão são a participação dos demais alunos na interação com seus colegas por meio da brincadeira, há uma interação por parte dos alunos maiores. Não há desvantagem em trabalhar jogos online com alunos pois a participação como um todo que conta. Os jogos educativos podem despertar na Criança “a curiosidade e principalmente, o interesse em aprender, além de melhorar a autoconfiança da criança”.Imagem da Escola onde são usadas as tecnologias em prol da educação:
Pessoas que necessitam de adaptação do próprio computador: colmeia, mouses adaptados, teclas de acessibilidade, acionadores, letras ampliadas no teclado, teclado reduzido, ampliado, sensível do toque.




Maria Nilviane

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